segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

HISTÓRIA DO SPFC

São Paulo Futebol Clube


São Paulo Futebol Clube (conhecido apenas por São Paulo e cujo acrônimo é SPFC) é uma associação esportiva brasileira. Fundado em 1930, e refundado em 1935 após um breve período de inatividade, é um dos principais clubes esportivos do país e domundo. Possui alguma tradição em outros esportes que não o futebol — sua principal modalidade e única profissional —, tais como oatletismo e o boxe.
É o clube mais bem sucedido do futebol brasileiro. Conquistou vinte e dois campeonatos estaduais, seis Campeonatos Brasileiros, três Libertadores e três Mundiais.
De acordo com a empresa Crowe Horwath RCS, a marca do clube é a terceira de maior valor no Brasil, ultrapassando os 550 milhões de reais e ficando muito próximo ao Flamengo (com 568 milhões) e ao Corinthians (com 563 milhões). Essa posição foi obtida graças a um incremento de 234% em bilheteria e 93% no marketing, além de possuir o Estádio do Morumbi.
No âmbito nacional, o São Paulo Futebol Clube só deixa de estar na primeira colocação no ranking da CBF, onde aparece em nono.Já pelas classificações da revista PlacarFolha de São Paulo e RSSSF ele aparece sempre em primeiro.
Tricolor do Morumbi, como é conhecido popularmente, também é um dos maiores clubes do mundo ocupando a sexta colocação segundo a Folha de São Paulo. Pelo ranking da CONMEBOL, que leva em conta apenas os resultados obtidos nas últimas cinco edições das competições organizadas pela entidade, o clube é o quarto entre os brasileiros e o décimo em toda a América Latina. Já para a IFFHS, órgão de estatística reconhecido pela FIFA e que produz mensalmente um ranking de clubes, o Tricolor Paulista, outro nome pelo qual é conhecido, é o 144.º melhor clube atualmente e o 18.º melhor de todos os tempos,sendo o primeiro entre os clubes brasileiros.
Em 18 de outubro de 2006 foi sancionada na cidade de São Paulo a lei n.º 14 229 de 11 de outubro do mesmo ano e cujo projeto de lei era de n.º 648 de 2005 onde fica definido que no dia 16 de dezembro de cada ano será comemorado o "Dia Tricolor", homenageando, dessa maneira, a data de refundação do clube.

São Paulo
Sao paulo fc.png
NomeSão Paulo Futebol Clube
AlcunhasTricolor
Clube da Fé
O Mais Querido
Tricolor Paulista
Tricolor do Morumbi
Torcedor/AdeptoSão-paulino
Tricolor
MascoteSão Paulo de Tarso
Fundação25 de janeiro de 1930(81 anos)
Refundado em 16 de dezembro de 1935(76 anos)
EstádioMorumbi
Capacidade60 039 [1]
LocalizaçãoSão Paulo - SPBrasil
PresidenteBrasil Juvenal Juvêncio
TreinadorBrasil Emerson Leão
PatrocinadorBrasil Banco BMG
Itália TIM
Brasil Yázigi
Brasil Copagaz
Brasil Habibs
Brasil AleSat
Estados Unidos Coca-Cola
Material esportivoReino Unido Reebok
CompetiçãoSão Paulo Campeonato Paulista
Flag of Brazil.svg Copa do Brasil
Flag of Brazil.svg Campeonato Brasileiro
Flags of the Union of South American Nations.gif Copa Sul-Americana
São Paulo A1 2011
Brasil CB 2011
Brasil A 2011
Flags of the Union of South American Nations.gif SA 2011
4º colocado
6º colocado
6º colocado
13º colocado
São Paulo A1 2010
Flags of the Union of South American Nations.gif CL 2010
Brasil A 2010
4º colocado
3º colocado
9º colocado
São Paulo A1 2009
Flags of the Union of South American Nations.gif CL 2009
Brasil A 2009
4º colocado
5º colocado
3º colocado
Websitesaopaulofc.net
Kit left arm.pngKit body spfc11h.pngKit right arm.png
Kit shorts spfc11h.png
Kit socks spfc11h.png
Uniforme
titular
Kit left arm spfc11a.pngKit body spfc11a.pngKit right arm spfc11a.png
Kit shorts spfc11a.png
Kit socks spfc11a.png
Uniforme
alternativo
Soccerball current event.svg Temporada atual



No dia 26 de janeiro de 1930 foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athlético Paulistano ficando como data magna do clube o dia 25 de janeiro de 1930, dia e mês em que foi fundada a cidade de São Paulo. Conservando as tradições do passado, o uniforme do novo clube estamparia as faixas vermelhas e pretas em homenagem aos dois clubes fundadores.
Jogadores do primeiro título ganho pelo clube, o Paulista de 1931.
O São Paulo ainda herdaria o campo pertencente à Associação Atlética das Palmeiras, a chamada “Chácara da Floresta”, razão pela qual passou a ser conhecido como "São Paulo da Floresta" em seus primeiros anos.
Como conquistas, o Tricolor Paulista venceu o Campeonato Paulista de 1931 em seu segundo ano de existência, e conseguiu sagrar-se vice em 193019321933 e 1934. Foi também vice-campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1933. Portanto, o Tricolor Paulista, clube recém fundado, estava no topo do futebol local, um fato extraordinário, mas nem tanto se levadas em considerações suas origens vencedoras.
O São Paulo comprou, então, uma nova sede, suntuosa, localizada na Rua Conselheiro Crispiniano (no centro da cidade), um pequeno palácio conhecido como "Trocadero", ao custo de 190 contos de réis. Essa dívida era grande para a época, porém o clube, detentor de um campo como o da Floresta e um quadro de jogadores que valia muito, não se deixava abalar por isso. Porém alguns dirigentes do clube, que andavam descontentes com os rumos do futebol no país, resolveram fundir-se com o Clube de Regatas Tietê e acabar com o departamento de futebol. Outro grupo, favorável a continuidade do clube, e liderados pelo doutor Paulo Sampaio foram à Justiça e, no dia 23 de abril de 1935, impugnaram o direito da diretoria fundir o clube com o Tietê sem que a opinião dos sócios fosse ouvida.
Os sócios obtiveram ganho de causa mesmo após a defesa da diretoria do clube. A diretoria não teve outra saída senão convocar uma assembleia geral. Porém o artigo 2.º dos estatutos do clube á época dizia que somente os "sócios fundadores", considerados "proprietários" do clube e que somavam 200, poderiam compor a assembleia. Como a maioria deles era ligado à diretoria a fusão foi aprovada no dia 14 de maio de 1935. Nesse dia, e debaixo de chuva, o departamento de futebol foi oficialmente extinto e desfiliado daAPEA. Com a fusão, a parte administrativa foi fundida ao Clube de Regatas Tietê que incorporou todos os patrimônios físicos e que, em troca, quitaria os créditos do clube e não poderia usar as cores, uniformes e símbolos do São Paulo. Surgia assim o Tietê-São Paulo.
Plantel do clube após a refundação.
Após a fusão com o C.R. Tietê, alguns antigos sócios do Tricolor Paulista, inconformados com tudo o que ocorrera, decidiram restabelecer o clube, surgindo assim no dia 4 de junho de 1935 o Clube Atlético São Paulo. E no dia 16 de dezembro de 1935ressurgiria o São Paulo Futebol Clube que, depois de tantos empecilhos e ressurreições, ganhou o apelido de "Clube da Fé" do jornalista Thomaz Mazzoni.
O São Paulo Futebol Clube recebeu o título de "O Mais Querido" durante o período da ditadura Vargas, no qual eram proibidas as ostentações das bandeiras estaduais. Na ocasião da inauguração do Estádio do Pacaembu em 27 de abril de 1940, o Tricolor Paulista entrou ostentando o nome e as cores do time que são as mesmas do estado de São Paulo. O estádio inteiro e os locutores de todas as rádios, revoltados com a censura, driblaram-na aplaudindo de pé o time que carrega até hoje as cores vermelho, preto e branco.
Estádio do Pacaembu, onde o clube conquistou o apelido de "O Mais Querido".(Imagem: Heitor Carvalho Jorge)
No dia seguinte, o jornal A Gazeta Esportiva estampava em sua capa a manchete "O Clube Mais Querido da Cidade". Passado mais um tempo, o DEIP — Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda — promoveu um concurso público entre torcedores de todas as agremiações da época. Com Corinthians e Palestra Itália sendo favoritos — pois possuíam as maiores torcidas —, o vencedor acabou sendo o São Paulo com 5 523 votos, mais que a soma de votos dos seus dois principais concorrentes. Até hoje o slogan "O Mais Querido" figura entre os impressos de correspondência do clube.
Leônidas da Silva junto com outro ídolo tricolor, Friedenreich.
Porém foi somente em 1942 que tudo mudou para o clube com a contratação mais cara do futebol da época: Leônidas da Silva. Ele fora contratado para que o clube conquistasse seu segundo título paulista E deu certo! Na reunião que definiria o calendário do Paulista de 1943 na sede da Federação Paulista um dirigente do Corinthians disse que o encontro não era necessário pois, ao lançar uma moeda ao ar, o campeão seria definido: se desse cara o campeão seria o Corinthians e se desse coroa, o Palmeiras — antigo Palestra Itália. Ao ser questionado sobre o São Paulo pelo representante tricolor, o dirigente respondeu que se a moeda parasse em pé o campeão seria o São Paulo e se parasse no ar seria a Portuguesa. Realmente até aquele momento o Tricolor era tratado com um time mediano que não rivalizava com os rivais supracitados. Dessa maneira se iniciou o campeonato, com o São Paulo disposto a quebrar a hegemonia de Corinthians e Palmeiras. Até que no último jogo, contra o Palmeiras, o São Paulo segura um empate sem gols e fatura o título do ano em que a moeda caiu em pé Por conta dessa conquista o então Grêmio são-paulino fez uma marcha à noite com um carro alegórico que continha uma moeda em pé somente para ir buscar a Taça dos Invictos no prédio de A Gazeta Esportiva.
A partir daí o Tricolor do Morumbi conquistou cinco títulos na década de 1940, com o Paulista de 1943, os bicampeonatos do Paulista de 1945/Paulista de 1946 e Paulista de 1948/Paulista de 1949.
Vista aérea do estádio do Morumbi e de parte do distrito que o abriga. (Imagem: fotosedm)
Em 1950 o craque do clube, Leônidas, se aposentou e junto a isso começou a tomar força um movimento para a construção de um estádio. Com isso o clube sanou suas dívidas e partiu em busca de um terreno para a construção. Após o terreno na área do que é hoje o bairro do Jardim Leonor, na região do Morumbi, a pedra fundamental foi lançada e em 1953 teve início a construção com o futebol sendo relegado a segundo plano. Mesmo assim, o clube conquistou os Paulistas 1953 e 1957.
Em 1960 o estádio Cícero Pompeu de Toledo foi parcialmente inaugurado de modo a aumentar a arrecadação do clube. Com todos os esforços sendo desviados para o estádio ainda inacabado, o clube ficou o período entre 1957 e 1970 sem conquistar títulos oficiais. Somente após a inauguração total, em 1970, é que vieram os títulos com os Paulistas de 19701971 e 1975 e o inédito Campeonato Brasileiro de 1977. Houve ainda os vice-campeonatos do Brasileiro de 1971Brasileiro de 1973 e da Libertadores de 1974.
Telê Santana, técnico que conquistou dois Mundiais e duas Libertadores no São Paulo. (Imagem: tales.ebner)
década de 1980 se inicia com o bicampeonato paulista de 1980 e 1981 e em 1984 o time forma os chamados Menudos do Morumbi com a liderança do técnico Cilinho, em alusão à banda porto-riquenha Menudo, com vários jogadores vindos da base, entre eles, Müller. Com esse time o clube conquista o bicampeonato brasileiro em 1986 e os Paulistas de 1985 e1987. Já sem os "Menudos", o clube conquista o Paulista de 1989.
Em 1990 o São Paulo começa mal e coube a Telê Santana recuperar o time. Já em 1991 o time conquista o Paulista de 1991 e otricampeonado Brasileiro em 1991. Logo após, conquista o bicampeonato da Copa Libertadores da América em 1992 e 1993 e o bicampeonato Mundial Interclubes também em 1992 e 1993. O São Paulo conquistou ainda o Paulista de 1992, a Supercopa de 1993, as Recopas Sul-Americanas de 1993 e 1994, a Copa Conmebol de 1994, a Copa Master da Conmebol de 1996 e o Paulista de 1998.
Homenagem recebida da Federação Paulista de Futebol e do presidente Lula pela conquista do tricampeonato mundial. (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)
Com as conquistas do Campeonato Paulista de 2000 e do Rio-São Paulo de 2001 o time parecia engrenado, mas foi somente com uma reformulação no elenco que o time conquistou, em 2005, o Campeonato Paulista, a Libertadores da América e novamente omundo. Após essa conquista o desmanche no elenco foi inevitável.
Durante os anos de 20062007 e 2008 o clube tentou a conquista da América e do mundo novamente, mas sem sucesso.Coube então ao time se esforçar para a conquista do inédito tricampeonato brasileiro de 20062007 e 2008.

Símbolos

O Tricolor Paulista teve, ao longo de sua história, o mesmo nome, as mesmas cores, o mesmo escudo, o mesmo uniforme e a mesma bandeira.
Os fundadores do São Paulo Futebol Clube queriam um nome, cores e formas que representassem suas vontades como esportistas. Para isso, foi retirado o vermelho do C.A. Paulistano, o preto da A.A. das Palmeiras e o branco de ambos, simbolizando a união dos times em um outro, maior. Assim nasciam as três cores do clube.
Já o escudo e os uniformes do São Paulo Futebol Clube foram desenhados pelo estilista alemão Walter Ostrich,,[ simpatizante do novo clube em formação, com a colaboração de Firmiano de Moraes Pinto, um dos presentes à fundação.

Escudo

Estrelas localizadas acima do escudo do clube. (Imagem: tales.ebner)
De acordo com o estatuto do clube, o símbolo do Tricolor Paulista é formado por um triângulo isósceles branco, invertido, com base maior elevada por um retângulo com altura igual à metade da lateral do referido triângulo. Dentro dessa parte alongada encontra-se outro retângulo, de cor preta, com as iniciais SPFC em branco. No interior do triângulo uma faixa branca de largura igual a um quarto da lateral menor com dois triângulos escalenos, um vermelho à esquerda e outro preto, à direita.
As estrelas foram introduzidas posteriormente e também tem um significado especial. As duas douradas, introduzidas no escudo em1955 e, posteriormente, no uniforme em 1997, representam os recordes mundiais e olímpicos conquistados por Adhemar Ferreira da Silva nas Olimpíadas de 1952 em Helsinque e nos Jogos Pan-Americanos de 1955 no México.
Já as três estrelas vermelhas, ao centro, introduzidas em 2000, representam o tricampeonato Mundial conquistado no Japão, nos anos de 19921993 e 2005.
Pelo estatuto não são permitidas inclusões de títulos considerados de menor importância. Campeonatos continentais, nacionais, estaduais ou amistosos jamais poderão ser representados por estrelas.

Uniformes

Origem do uniforme do São Paulo — à esquerda o uniforme do C.A. Paulistano e à direita o uniforme da A.A. das Palmeiras, resultando no uniforme utilizado desde 1930.(Imagem: tales.ebner)
Primeiro time do São Paulo. O uniforme é o mesmo até hoje.
De acordo com o estatuto do São Paulo Futebol Clube, os uniformes tem que ser produzidos de acordo com as normas pré-estabelecidas. É permitida apenas a aplicação de patches nas mangas enquanto o clube detiver o título de determinado campeonato ou por algum outro motivo especial.
Além das mudanças estéticas, houve a mudança na própria estrutura e tecido do uniforme. Até a década de 1970 os uniformes eram produzidos em algodão puro, o calção chegava a ser, por vezes, de brim e os meiões eram amarrados à canela para não caírem. Somente no final dos anos 1970 é que começou a ser usada uma mescla de fibras para, em 1986, opoliéster ser incorporado ao material das camisas juntamente ao algodão. Com isso as camisas ficaram mais leves e não encharcavam como as antigas. Somente no meio da década de 1990 é que o tecido 100% poliéster começou a ser utilizado. Em 2000 surgiram as primeiras camisas que retinham menos suor e com alta capacidade de evaporação. Atualmente os materiais dos uniformes continuam evoluindo com novas composições de tramas para proporcionar aos jogadores a melhor condição de jogo.
Uniforme titular
O uniforme titular é composto de camisa branca com três faixas horizontais à altura do peito sendo a primeira vermelha seguidas pela branca e pela preta. As faixas vermelha e preta devem ter cinco centímetros de largura e a branca deve ter largura igual a 2,5 centímetros. O escudo cobre inteiramente as faixas. Esse uniforme é a mistura perfeita dos clubes que deram origem ao Tricolor do Morumbi, o C.A. Paulistano e a A.A. das Palmeiras uma vez que o primeiro possuía uma faixa vermelha e o segundo uma preta no uniforme. O calção e as meias são igualmente brancas.
Adriano com a segunda camisa do clube.(Imagem: Junior Faria)
Uniforme reserva
Já o uniforme reserva é composto alternadamente por faixas vermelhas, brancas, pretas e novamente brancas, todas verticais. Na altura do coração encontra-se o escudo do clube. As faixas vermelhas e pretas possuem 4,5 centímetros de largura e as brancas tem largura de 1,5 centímetros. O calção e as meias são pretas.
O uniforme padrão do São Paulo possui diversos tipos de combinações, sempre mesclando partes do uniforme principal com partes do uniforme reserva. Dessa maneira cumpre-se a rigorosa norma da FIFA — de meados dos anos 1990 — de diferenciação de todas as partes das vestimentas dos times em uma partida.
Uniforme alternativo
O uniforme alternativo, conhecido também como terceiro uniforme, não é permitido pelo estatuto do clube. O que não impediu o clube de produzi-los em épocas distintas — 1944196619841985 e 2000 —, mas sempre com vida curta (alguns chegaram a ser utilizados em apenas uma partida). Já ocorreu de ser criado um terceiro e um quarto uniformes praticamente iguais aos oficiais porém com pequenas mudanças, tal qual uma gola alusiva aos anos 1980 para a disputa de jogos da Copa Libertadores da América de 2007.
A partir de 2008 a Reebok pretende lançar a cada ano uma "Camisa Oficial da Torcida Tricolor", uma espécie de terceiro uniforme que não entrará em campo em partidas oficiais servindo para vendas à torcida. A primeira camisa desse tipo foi chamada de "TorcidaBlack" — uma camisa preta com uma listra vertical vermelha e uma branca à esquerda —, já a segunda camisa desse tipo a ser produzida foi inspirada no terceiro uniforme que o time usou em 1966.

Uniformes de jogo

  • 1º - Camisa branca com faixas, uma vermelha e outra preta, calção e meias brancas;
  • 2º - Camisa listrada em vermelho, branco e preto, calção e meias vermelhas.
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro Uniforme
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo Uniforme

Uniformes de goleiro

  • Camisa preta, calção e meias pretas.
  • Camisa amarela, calção preto e meias amarelas.
  • Camisa azul, calção e meias azuis.
  • Camisa grená, calção e meias grenás.
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
  • Em homenagem a Rogério Ceni
  • Camisa rosa, calção preto e meias rosas.
  • Camisa dourada, calção e meias pretas.
  • Camisa vermelha, calção preto e meias brancas.
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'

Uniformes de treino

  • Camisa vermelha, calção e meias pretas;
  • Camisa branca, calção e meias brancas.
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'

Patrocinadores

Principais
Apenas em janeiro de 1982 é que o Conselho Nacional de Desportos passou a permitir patrocínios em camisas de clubes de futebol, porém apenas para partidas no exterior.Ainda no mesmo ano o patrocínio estampado na camisa acabou permitido para jogos em território nacional, dessa maneira o São Paulo ostentou a Cofap como patrocinadora do time na final do Campenato Paulista de 1982.
LG Electronics teve sua marca exposta na frente e atrás da camisa até 15 de janeiro de 2010 com valores próximos a 18 milhões de reais anuais — contanto o aditamentodo contrato anterior no valor de 16 milhões mais a atualização monetária pelo IGP-M —, o que o credenciava a um dos maiores contratos de patrocínio do Brasil em 2009.
Secundários
O São Paulo fechou um contrato em torno de 3 milhões de reais anuais no dia 6 de julho de 2009 com a LG Display para as mangas da camisa que estampará o nome de uma tecnologia da marca, o In-Plane Switching. Esse contrato encerrou-se no dia 28 de fevereiro de 2010
Além do patrocinador principal e das mangas, o clube tricolor mantém alguns outros contratos de valores mais baixos. Entre eles estão VolkswagenAchéFEMSATAMHabib'se Life Fitness. Além disso, possui diversas parcerias para alavancar recursos para o clube e que incluem, além da Volkswagen e Aché, a Applebee's e a ABIH que rendem ao clube cerca de 20 milhões de reais anuais.
Estátua de São Paulo em frente à basílica de São Pedro no Vaticano(Imagem: Ang Mo Kio)
Fornecedores de material esportivo
Desde 1981 — com a Le Coq Sportif — o São Paulo estampa o logotipo de seu fornecedor de material esportivo na camisa. Em 2006 aReebok fez seu primeiro contrato de patrocínio com o São Paulo, que perduraria até 2008. Porém ainda em 2007 renovou seu contrato até 2010 com valores de 15 milhões de reais por ano. Sendo que o valor total, incluindo royalties, luvas e prêmios, chega aos 21 milhões anuais sendo 18 milhões em dinheiro, o maior contrato de material esportivo do Brasil.

Mascote

Representação do Santo Paulo, mascote do clube. (Imagem: tales.ebner)
Até hoje o São Paulo Futebol Clube teve apenas um mascote, que ficou marcada em sua história. Criada na década de 1940 por um cartunista do jornal A Gazeta Esportiva, a imagem do santo agradou a todos os são-paulinos permanecendo até hoje como mascote oficial do clube e pelo fato do verdadeiro São Paulo ter morrido com aproximadamente 60 anos, é representada por um velhinho de barba branca. É chamada de "Santo" Paulo para não confundir com o nome do clube.

Hino

O hino do São Paulo Futebol Clube — composto por Porfírio da Paz em 1935 e oficializado em 1942 — passou por diversas alterações até chegar à atual estrutura.
A criação do hino foi um tanto quanto atípica e comovente. Porfírio da Paz em 1935, à época tenente da Força Pública e farmacêutico, acabara de ser informado que perderia sua casa por falta de pagamento e por conta do nervosismo, cantarolava uma canção entoando o nome do clube do qual era apaixonado. Mais tarde e mais calmo, pôs no papel a letra que viria a ser o hino do São Paulo Futebol Clube.

Quase tudo que recebia ia para o clube. Quando fui avisado da perda da casa, fiquei desolado. Andava de um lado para o outro, sem saber o que fazer. Mas o amor pelo São Paulo foi maior e, ao invés de desistir, comecei a cantarolar: 'Salve o tricolor paulista' e compus o hino do clube. Foi cantando o hino que eu e minha família deixamos nossa casa.
 
No lançamento do hino em 1942 e contando com diversos segmentos esportivos, Porfírio apresentou o então hino do clube. Mas uma das estrofes em particular, a sétima, causou certas interpretações errôneas. Ela continha a rima «Do Palmeiras também trazes» em referência à A.A. das Palmeiras, clube este que se fundiu ao Paulistano para formar o Tricolor Paulista. Porém o Palestra Itália havia alterado seu nome para Palmeiras o que fez gerar toda uma confusão.
Porfírio então substituiu a palavra "Palmeiras" pela palavra "Floresta", região onde se localizava o São Paulo e muitos outros clubes da época ficando, pois, «Da Floresta também trazes». Por não haver uma ligação estreita com o clube, Porfírio viu-se obrigado a remodelar totalmente a estrofe. Deixando a sétima estrofe do hino da maneira como a conhecemos hoje. O estribilho também fora mudado acrescentando-se o advérbio "já".
Depois de mudado quase que por completo, no dia 29 de abril de 1966, Porfírio pediu licença em uma reunião no Egrégio Conselho Deliberativo para que pudesse cantar o hino definitivo do clube. Aproveitou a ocasião para também doar todos os direitos autorais ao Tricolor do Morumbi.

Estrutura

Visão do campo do Estádio do Morumbi.(Imagem: Stan Vonog)

Estádio do Morumbi

Com capacidade para 73 501 pessoas, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, também conhecido como Estádio do Morumbi, foi inaugurado em 2 de outubro de 1960 com o estádio ainda inacabado e sua primeira partida foi entre São Paulo Futebol Clube e Sporting Lisboa de Portugal, sendo a partida vencida pelos donos da casa pelo placar de 1 a 0. O gol dessa partida foi marcado pelo jogadorPeixinho. Em um cruzamento, ele mergulhou para cabecear a bola próximo do chão. Desde então essa jogada ficou conhecida no Brasil como "gol de peixinho".
A inauguração total se deu em 25 de janeiro de 1970 em uma partida entre o Tricolor Paulista e o Porto, também de Portugal, que terminou empatada em 1 a 1 com gols de Vieira Nunes para o Porto e Miruca para o São Paulo.
É o terceiro maior estádio do Brasil, sendo o primeiro entre os estádios particulares. É também o oitavo maior estádio pertencente a um clube no mundo e está na 38ª. colocação geral.Foto panorâmica do estádio visto a partir do setor de arquibancadas amarelas. (Imagem: tales.ebner)

Complexo Social
O Complexo Social Manoel Raymundo Paes de Almeida é o espaço destinado ao lazer de seus sócios e está localizado em uma área total de 85 mil metros quadrados, sendo considerada uma das mais imponentes sedes sociais do Brasil. Possui infraestrutura suficiente para atender aos sócios do clube e também aos esportes amadores.
Morumbi Concept Hall
Corredor interno do Morumbi Concept Hall(Imagem: tales.ebner)
Nessa área o clube pretende aumentar a circulação de pessoas e gerar receita fora dos dias de jogos, além de fortalecer a marca. Entre os empreendimentos estão o Santo Paulo Bar, Livraria Nobel, Espaço Únyco e Rbk Concept Store.[56]
Fachada do Memorial do clube. (Imagem: tales.ebner)
Memorial
O Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck foi inaugurado em 1994 para mostrar as conquistas dentro e fora dos gramados. Além disso se preocupa em mostrar pontos importantes da história não só para o clube, mas para todos os esportes já praticados no São Paulo.

Centro de Treinamento

Inaugurado em 9 de abril 1988, o Centro de Treinamento Frederico Antonio Germano Menzen, mais conhecido como CCT da Barra Funda ou ainda CT Barra Funda surgiu como uma necessidade de acomodar melhor os atletas da categoria principal do São Paulo, uma vez que o Estádio do Morumbi com a modernização do esporte e apesar de confortável, não oferecia tudo o que o time necessitava.
Localizado na Avenida Marquês de São Vicente, no bairro da Barra Funda, zona oeste da capital paulista, o Centro de Treinamento tem esse nome em homenagem ao sócio número um do clube e presidente, o ilustre Frederico Antonio Germano Menzen.
Com uma infraestrutura de primeiro mundo e à frente dos outros clubes brasileiros, as instalações contam com três campos oficiais, um minicampo, um campo para treinamento de goleiros, arquibancada para 4 mil pessoas, dois vestiários para jogadores, dois vestiários para árbitros, alojamentos, cozinha, refeitório, dezesseis dormitórios, sala de jogos, sala de audiovisual, área administrativa, área exclusiva para atendimento à imprensa, departamento médico e o REFFIS. Tudo isso foi planejado e construído para que seus atletas tenham condições de buscar sempre vitórias.

REFFIS

Juntamente ao Centro de Treinamento, localiza-se o REFFIS, o núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica para tratar os funcionários e atletas do clube ou de outras agremiações.
Considerado a mais moderna instalação do tipo pertencente a um clube na América do Sul, o REFFIS é referência no BrasilAmérica do Sul e até na Europa. Foi criado em 2004com o intuito de avaliar, preparar, tratar e prevenir lesões de atletas vindos de diversos lugares do mundo.A estrutura é elogiada pelos médicos do Real Madrid eInternazionale e pelos os dirigentes do Barcelona que já chegaram a pedir que o clube cuidasse de seus jogadores brasileiros.
Os aparelhos do núcleo, conseguidos através de parceria, possuem tecnologia de última geração e um gasto inicial em torno de dois milhões de reais em sua construção e desenvolvimento.
Conta com profissionais renomados na gestão do centro como os fisioterapeutas Luis Alberto Rosan e Ricardo Sasaki, e pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, conta ainda com Carlinhos Neves e Sérgio Rocha, preparadores físicos e, claro, com as presenças constantes dos médicos José Sanches e Auro Rayel.

Centro de Formação de Atletas

O Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, também conhecido como CFA de Cotia, CT de Cotia ou ainda simplesmente como CFA localiza-se na região de Cotia,região Metropolitana de São Paulo a cerca de trinta minutos do Estádio do Morumbi.[61]
Foi adquirido em 27 de julho de 2004 e inaugurado em 16 de julho de 2005 para oferecer uma infraestrutura de primeiro mundo para a formação das categorias de base do clube que incluem o infantil, juvenil e júnior (sub-15, sub-17 e sub-20). Para isso conta com uma área total de 220 mil metros quadrados e é rodeado de sítios e chácaras para manter a tranquilidade e a concentração dos jovens que lá estão.
Para suprir a necessidade de quase cem atletas, o CFA conta com cinco campos oficiais — um deles com grama sintética —, um campo de areia e outro de showbol — todos com drenagem e irrigação computadorizadas —, quatro alojamentos para até 95 jovens, refeitório com cozinha industrial, sede administrativa, sala de monitoramento, piscina, oficina de manutenção, quiosques, quatro vestiários, consultório médicoodontológico e de podologia e a segunda unidade do REFFIS. Ainda está em construção uma arquibancada, estacionamento, ginásio coberto, quadras poliesportivas, um hotel para jogadores vindo do exterior, ampliação do REFFIS e mais cinco campos de futebol.
Vista geral do CFA de Cotia. (Imagem: tales.ebner)
Vista geral do CFA de Cotia. (Imagem: tales.ebner)

Centro de Treinamento de Guarapiranga

Inaugurado em 13 de dezembro de 1997 o Centro de Treinamento Homero Bellintani, conhecido como CT de Guarapiranga veio da fusão do São Paulo com o Estrela da Saúde.
Localizado no bairro do Guarapiranga, conta com três campos de futebol, uma piscina semi-olímpica, alojamento, cozinha e refeitório espalhados em cem mil metros quadrados inicialmente utilizados para atender os atletas das categorias de base e do futebol feminino. Atualmente é utilizado como área social e também para testes de novos talentos.

Ídolos

Rogério Ceni, ídolo do clube. (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)
Arthur Friedenreich, El Tigre, em uma de suas passagens pela seleção brasileira, antes de ir para o clube do Morumbi.
O São Paulo contou, ao longo de sua história, com jogadores e técnicos de destaque no futebol do Brasil e do mundo. Dentre os jogadores que passaram pelo clube podemos destacar Friedenreich e Zizinho (respectivamente o primeiro e o terceiro grande craque brasileiro), Leônidas da Silva (inventor da bicicleta no futebol, conhecido como "Diamante Negro" no Brasil e "Homem de Borracha"), Canhoteiro (um dos maiores dribladores que o Brasil já conheceu), Raí (o líder do time na década de 1990) e Rogério Ceni (o maior goleiro artilheiro do mundo). Entre os técnicos estão Rubens Minelli (conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro do clube), Telê Santana (o técnico que mais ganhou títulos pelo Tricolor do Morumbi, com dez conquistados) e Muricy Ramalho (o primeiro técnico a ser tricampeão brasileiro por um mesmo clube e que conquistou o primeiro tricampeonato do clube pelo Brasileirão).
O São Paulo Futebol Clube é também o clube que mais cedeu jogadores à seleção brasileira em Copas do Mundo.Além de ser um dos dois únicos clubes, junto ao Palmeiras, a ceder jogadores em todas as cinco conquistas brasileiras da Copa do Mundo e é o único clube do mundo a ter jogadores convocados para todas as Copas do Mundo após a Segunda Guerra Mundial — de 1950 em diante.

Elenco atual

Última atualização: 22 de setembro de 2011
Legenda:
  • Capitão: Capitão
  • Emprestado.: Jogador emprestado
  • Jogador Lesionado: Jogador contundido
  • + : Jogador em fase final de recuperação
  • + : Jogador sem condições físicas ou não regularizado junto à CBF
  • Suspenso. : Jogador suspenso
  • Seleção Brasileira: Seleção Brasileira
  • Seleção Paraguaia: Seleção Paraguaia
Goleiros
Jogador
01Brasil Rogério Ceni Capitão Cscr-featured.png
33Brasil Denis
40Brasil Leo
41Brasil Leonardo
Defensores
JogadorPos.
4Brasil RhodolfoZ
13Brasil XandãoZ
21Brasil João FilipeZ
30Brasil Luiz EduardoZ
34Brasil Bruno UviniZ
2Brasil JeanLD
23Paraguai Iván PirisLD
32Brasil DaniloLD
6Brasil JuanLE
38Brasil Henrique MirandaLE
Meio-campistas
JogadorPos.
5Brasil WellingtonV
8Brasil CasemiroV
15Brasil Denílson EmprestadoV
18Brasil Rodrigo Caio Jogador LesionadoV
20Brasil Carlinhos Paraíba Jogador LesionadoV
36Brasil João FelipeV
7Brasil LucasCscr-featured.pngM
11Brasil MarlosM
14Argentina Marcelo Cañete Jogador LesionadoM
16Brasil CíceroM
27Brasil DenerM
Atacantes
Jogador
9Brasil Luís Fabiano Cscr-featured.png Capitão²
12Brasil Fernandinho
17Brasil Henrique
19Brasil Willian José Emprestado.
37Brasil Bruno

Diretoria e comissão técnica

O Tricolor Paulista tem se destacado por possuir uma comissão técnica de qualidade e permanente. A comissão permanece praticamente inalterada desde 2003. Sempre que alguém sai, entra outro, mas não é trocada a comissão inteira, mantendo-se, assim, uma unidade no grupo.
Comissão técnica
NomeFunção
BrasilEmerson LeãoTécnico
BrasilMílton CruzCoordenador-técnico
BrasilFernando LeãoAuxiliar-técnico
BrasilJosé Mário CampeizPreparador Físico
BrasilSérgio RochaPreparador físico
BrasilHamilton TavaresFisiologista
BrasilHaroldo LamounierPreparador de Goleiros
BrasilDr. José SanchezMédico
BrasilDr. Auro RayelMédico
BrasilLuiz RosanFisioterapeuta
BrasilRicardo SasakiFisioterapeuta
BrasilAlessandro Pereira da SilvaFisioterapeuta
Comissão técnica
NomeFunção
BrasilCarlos Alberto PresinotiFisioterapeuta
BrasilCilmara MoretiFisioterapeuta
BrasilCristina SoaresNutricionista
BrasilRoberta RosasHidroginástica
BrasilAilton RodriguesMassagista
BrasilAlmir LimaMassagista
BrasilValdeci NascimentoRoupeiro
BrasilCícero FeitosaRoupeiro
BrasilJosé Carlos dos SantosGerente de Futebol
BrasilJuca PachecoAssessoria de Imprensa
BrasilFelipe EspíndolaAssessoria de imprensa
BrasilAdalberto BaptistaDiretor de Futebol

Transferências 2012

Emprestado.Jogadores emprestados
Voltaram de Empréstimo.Retorno de empréstimo
Regresso após empréstimo.Jogadores que voltaram após serem emprestados
Fim de contrato.Jogadores que saíram após o fim do contrato
Entradas
 JogadorClube anterior
Saídas
 JogadorClube de destino
Fairytale left red.pngBrasil DagobertoBrasil Internacional
Fairytale left red.pngBrasil RivaldoFim de contrato

Equipe sub-20

Goleiros
Jogador
1Brasil Richard
'Brasil Felipe Passoni
'Brasil Pablo
Defensores
JogadorPos.
'Brasil Luis Paulo Capitão²Z
'Brasil MarceloZ
'Brasil Lucas MendesLD
'Brasil EmanuelLD
'Brasil CleitonLE
'Brasil Gabriel ModestoLE
Meio-campistas
JogadorPos.
'Brasil MarcelV
'Brasil FabianoV
'Brasil Hugo RodriguesV
'Brasil JoãoV
'Brasil Gabriel XavierM
'Brasil RégisM
Atacantes
Jogador
9Brasil Alfredo Capitão
'Brasil Bruno
'Brasil Guilherme Correa
'Brasil Patrick
'Brasil Ademilson
Comissão técnica
NomePos.
Brasil Sérgio BaresiT


Atletas históricos

Grandes ídolos que atuaram pelo Tricolor Paulista seja no futebol ou outras modalidades desde sua fundação em 1930 segundo o próprio clube.[65]


goleiro
lateral-direito
zagueiro-central

quarto-zagueiro
lateral-esquerdo
volante

meia-armador
meia-avançado
ponta-direita

ponta-esquerda
centroavante
outros esportes

Títulos

Quadro com a medalha e a foto do time que conquistou o primeiro título para clube.(Imagem: tales.ebner)
Em quantidade de títulos, o São Paulo Futebol Clube é o clube mais vitorioso do futebol brasileiro.[carece de fontes] O São Paulo possui onze títulos internacionais oficiais, separando os times brasileiros por estado e somando os títulos internacionais destes times - nenhum estado ainda teria mais títulos internacionais do que o Tricolor sozinho. Somados os títulos dos times paulistas - empatariam com os mesmos onze títulos internacionais do São Paulo; os gaúchos ficariam com dez títulos; cariocas e mineiros com nove títulos.
No âmbito mundial apenas dez times no mundo inteiro conquistaram dez ou mais títulos internacionais, o São Paulo foi o oitavo time no mundo que conquistou dez títulos internacionais oficiais - além disso, é o sétimo time no mundo que conquistou mais de dez títulos. No continente sul-americano ele foi o terceiro time a realizar tal feito.
É o único time no mundo que foi bicampeão mundial com 100% de aproveitamento, em todos os jogos que disputou - vencendo todas as partidas durante o tempo normal. E também é o único tricampeão mundial com 100% de aproveitamento.
Foi o primeiro bicampeão consecultivo na história da Recopa Sulamericana e o único a conquistá-la - disputando o título, sendo que a Taça já lhe pertencia por direito - conforme o regulamento. Ninguém possui uma quantidade de variedade maior de títulos internacionais que o Tricolor - conquistou sete competições diferentes. É o único time sulamericano que conseguiu conquistar duas tríplices coroas consecultivamente.
No Brasil é o clube que tem mais conquistas nos principais torneios de futebol internacional disputados por clubes nacionais: Copa Libertadores da América (três títulos), Copa Europeia/Sul-Americana (dois títulos) e Copa do Mundo de Clubes da FIFA (um título).
Em decisão recente,a Confederação Brasileira de Futebol reconheceu o São Paulo como o primeiro time, de fato, a conquistar cinco vezes o Campeonato Brasileiro, adquirindo a posse definitiva da Copa Brasil ("Taça de Bolinhas"). Com essa decisão, a CBF confirma o entendimento do Tribunal Regional Federal em considerar o Sport Club do Recife o campeão brasileiro de 1987.
Já pelo Campeonato Paulista, o Tricolor Paulista é o clube mais vezes campeão pela Federação Paulista de Futebol com vinte títulos de 1941 até hoje. É o clube que mais vezes foi campeão paulista profissionalmente — desde 1933, vinte títulos. Além de ter a melhor média de títulos por idade — ano de fundação — no Campeonato Paulista e de tê-lo conquistado em todas as décadas da competição.
Ainda pelo campeonato estadual e considerando uma década o período entre o ano 0 e o ano 9 (como em 1940 a 1949), o clube é o que mais vezes recebeu, juntamente com Corinthians, a "coroação" de Rei da Década, cinco (década de 1940 — cinco títulos — década de 1970 — três títulos — década de 1980 — cinco títulos — década de 1990 — três títulos — e década de 2000 — três títulos. Se considerada entre o período do ano 1 até o ano 10 (como em 1941 a 1950) e seguindo diversas publicações editorias, o São Paulo passa a ser absoluto nessa conquista com quatro títulos (as mesmas décadas anteriores mas sem a década de 2000, ainda não finalizada nesse cenário).
O São Paulo Futebol Clube chegou a conquistar sete títulos com sua equipe principal em 1993, quando o Tricolor do Morumbi foi campeão da Taça Libertadores, da Supercopa Libertadores, da Recopa Sul-Americana, do Copa Europeia/Sul-Americana de 1993 e dos torneios Ciudad de Santiago, Santiago de Compostela e Troféu Jalisco. Já conquistou também a tríplice coroa por três vezes — uma delas internacional, em 1992 e as outras duas nacionais, em 1992 e 2005 — e a quádrupla coroa internacional uma vez, em1993.
Abaixo constam os principais títulos conquistados pelo clube paulista em toda sua história.
Troféu recebido pelo Mundial de Clubes da FIFA de 2005. (Imagem: tales.ebner)
Mundiais
Trofeu mundial fifa01.svg Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 3 : (1992, 1993, 2005)
Continentais
Nacionais
Espaço dedicado ao pugilista Éder Jofre no memorial do clube com dois cinturões conquistados por ele. (Imagem: tales.ebner)
Regionais
Estaduais
Atletismo
Boxe

Estatísticas

Últimas dez temporadas

  • Para visualizar todas as temporadas, clique em anexo.
São Paulo Futebol Clube
AnoCampeonato BrasileiroCopa do BrasilLibertadores da AméricaCopa Sul-AmericanaCampeonato Paulista
Div.Pos.JVEDGPGCFase MáximaFase MáximaFase MáximaPos.
2002A2716475940Semifinal1
2003A462212128167Quartas-de-finalSemifinal
2004A462410127843SemifinalOitavas-de-final
2005A11º421610167767Campeão1ª Fase
2006A38221246632Final
2007A3823875519Oitavas-de-finalQuartas-de-final
2008A38211256636Quartas-de-final1ª Fase
2009A38181195742Quartas-de-final
2010A381510135454Semifinal
2011A381611115746Quartas-de-finalOitavas-de-final
2012A38a disputara disputara disputar

Legenda:

     Campeão
     Vice-campeão

     Classificado à Copa Libertadores da América
     Classificado à Copa Sul-Americana

     Rebaixado à Série B
     Acesso à Série A
1.  Os principais times paulistas se ausentaram da disputa do campeonato estadual para dar prioridade ao Torneio Rio-São Paulo. Os três melhores paulistas deste torneio — São Paulo, Corinthians e Palmeiras — diputaram um "supercampeonato" com o Ituano, vencedor do Paulistão.

Torcida

Aquecimento da torcida antes do início de uma partida. (Imagem: tales.ebner)
Segundo pesquisa realizada pelo instituto IBOPE encomendada pela revista Lance! divulgada em 31 de maio de 2010,o clube possui a terceira maior torcida do país, atrás somente de Flamengo e Corinthians. No estado e na cidade de São Paulo, o clube conta com a segunda maior torcida.
Além disso, ainda pelo instituto Datafolha em pesquisa realizada em 31 de julho de 2008, na faixa de quatro a doze anos de idade, o São Paulo Futebol Clube encontra-se na segunda posição, atrás apenas do Flamengo. Já no âmbito mundial existem dois levantamentos, em um deles a torcida do Tricolor Paulista é a sétima maior, ficando na frente de clubes mundialmente consagrados como MilanRiver PlateReal MadridBarcelona e Internazionale. Já no segundo ela chega à quinta posição no mundo ultrapassandoJuventus e Boca Juniors que na pesquisa anterior ficam à frente.Ambos resultados foram obtidos com o relacionamento de diferentes pesquisas de clubes ao redor do mundo.
Em pesquisa da revista Placar, o São Paulo aparece em quarto lugar no que tange ao número de sócio-torcedores, ficando atrás, respectivamente, de InternacionalGrêmio e Corinthians com um número total de 42 mil sócio-torcedores.
Na cidade de São Paulo, a torcida são-paulina é, percentualmente, a terceira que mais frequenta os estádios nos jogos do clube com 25% de assiduidade, à frente dos torcedores corintianos e atrás dos palmeirenses e santistas. Porém, pela margem de erro da pesquisa efetuada pelo Datafolha, de dois pontos percentuais, os quatro grandes times do estado estão empatados tecnicamente.
Em pequisa de 28 de janeiro de 2009, o "instituto Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado", a pedido da Veja São Paulo — suplemento regional da revista Veja —, constatou que o São Paulo Futebol Clube é o time que mais possui identificação com a capital paulista.
Torcida do São Paulo fazendo a festa no Morumbi. (Imagem: tales.ebner)

Torcida organizada

O São Paulo foi pioneiro em torcidas organizadas. Em 1939 o cardeal são-paulino Manoel Raymundo Paes de Almeida fundou na Moocao Grêmio São-Paulino, que depois se transformaria na TUSP — Torcida Uniformizada do São Paulo pelas mãos de Manoel Porfírio da Paz e Laudo Natel. Hoje o clube tem como principais torcidas organizadas a Torcida Independente e a Torcida Dragões da Real e é um dos poucos clubes a ter duas torcidas organizadas ditas grandes. Possui ainda outra organizada, a Falange Tricolor.

Rivalidades históricas

Majestoso em 2009 pelo Campeonato Paulista. Empate entre as equipes com o placar de 1 a 1. (Imagem: tales.ebner)
O São Paulo tem como principais rivais SantosPalmeiras e Corinthians, sendo que os dois últimos formam, juntamente com o Tricolor Paulista, o chamado Trio de Ferro. Os quatro clubes dividem a preferência dos torcedores devido aos vários títulos conquistados.
Porém até meados dos anos 1940 o São Paulo não era considerado um clube grande, não fazendo, portanto, frente ao Corinthians e aoPalestra Itália. Somente a partir das conquistas da década de 1940 é que o São Paulo passou a fazer parte do Trio de Ferro.
Majestoso
Majestoso foi o nome dado por Thomaz Mazzoni para o clássico envolvendo São Paulo e Corinthians na ocasião do jogo válido peloCampeonato Paulista de 1942 quando, para verem a estreia de Leônidas da Silva pelo São Paulo, 70 281 pessoas compareceram aoEstádio do Pacaembu, sendo o time que mais vezes enfrentou o Tricolor do Morumbi. É considerado como um dos maiores clássicos do mundo, e consequentemente do Brasil com a segunda posição, segundo a revista World Soccer figurando na 18ª. posição geral.
Choque Rei pelo Campeonato Brasileiro de 2007. O São Paulo saiu vitorioso pelo placar de 1 a 0. (Imagem: Vitor Cheregati)
Choque Rei
Choque Rei, clássico entre São Paulo e Palmeiras, é um dos que possuem mais rivalidade no futebol mundial, segundo o FootballDerbies.com, ocupando o 20.º lugar e o segundo maior do Brasil.
O clássico entre o alviverde e o tricolor tem esse nome pois, com a hegemonia do São Paulo nos anos 1940, atrelada à acusação sobre a tomada do Estádio Palestra Itália, a suposta pressão tricolor para a troca de nome de Palestra Itália para Palmeiras e a disputa pelos títulos entre os clubes, o clássico ganhou em importância. Sendo apelidado, novamente por Thomaz Mazzoni, de Choque Rei.
San-São
A partir do Campeonato de 1956, perdido para o Santos, o clássico entre as duas equipes foi apelidado de San-São por Thomaz Mazzoni, jornalista de A Gazeta Esportiva, e é conhecido pelas vitórias imprevisíveis para ambos os lados.Nesse clássico, o terceiro que mais ocorreu contra o São Paulo, o que chama a atenção é o desequilíbrio — mais de 30 vitórias de diferença para o clube da capital.
Os dois times fizeram, em 1933, o primeiro jogo profissional do país.Foi nele também que o apelido do Santos, "peixe", foi dito pela primeira vez. Tratou-se de uma provocação, antes do início do jogo, da torcida tricolor com os jogadores do clube praiano, chamando-os de "peixeiros" de maneira pejorativa. A torcida santista retrucou dizendo "Somos peixeiros, e com muita honra!". A partir daí o apelido foi adotado pelo clube santista, e a mascote, a Baleia, foi criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário